OPINIÃO: Eleições Presidenciais no Brasil

Posted by

Ano de 2022 será marcado pelas Eleições Presidenciais no Brasil que ocorrerão em Outubro.

Jair Bolsonaro, Lula da Silva, Sérgio Moro, Ciro Gomes e João Dória são os principais candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto.

Jair Bolsonaro, atual Presidente da República, lida com elevada taxa de rejeição, e enfrentará ataques ferozes da oposição.

Genocida e negacionista, são dois dos rótulos que terá que contornar.

A seu favor, apesar de tensões internas entre instituições, a democracia se manteve firme.

A sua campanha não deixará de relembrar a forte recessão que o país se encontrava em 2018, no governo pós Dilma Rousseff, resultado de um longo período do Partido Trabalhista no poder.

Lula da Silva, Ex-Presidente, tem como principais fragilidades o campo de denúncias de corrupção, que lhe renderam 580 dias de prisão na Polícia Federal em Curitiba.

Condenações, que viriam a ser anuladas pelo Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, recuperando os direitos políticos e elegibilidade ao abrigo da Lei da Ficha Limpa.

Crise econômica, situação de pobreza e elevados níveis de inflação do país, serão o mote da bandeira de campanha eleitoral, através da promoção de inclusão social e criação de emprego.

Sergio Moro, Ex-Ministro de Bolsonaro, estará assombrado pela suposta imparcialidade no julgamento da Lava Jato, bem como de supostos recebimentos de honorários de empresas relacionadas ao processo (recentemente negados pelo próprio).

Moro, tentará atrair votos do eleitorado que rejeitam, quer Jair Bolsonaro, quer Lula da Silva.

Pesquisas de intenção de voto indicam que a disputa será entre o Atual e o Ex-Presidente da República, cotados como favoritos (provavelmente a um segundo turno), com bastante diferença para os restantes que necessitam desenvolver esforços para convencer o eleitorado que são alternativa.

Nos próximos meses veremos as máquinas partidárias intensificarem suas campanhas por forma a convencer os eleitores indecisos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.