Festa do Queijo Serra da Estrela regressa aos grandes eventos

Posted by

DR-Feira decorre no segundo fim de semana de março no Jardim Municipal

É com expectativa redobrada que produtores e comerciantes, mas também visitantes e clientes, aguardam pela edição 2022 da Festa do Queijo Serra da Estrela, a decorrer no fim de semana de 12 e 13 de março, mesmo no centro da cidade de Oliveira do Hospital.

Ainda a cerca de cinco semanas da sua realização, o evento anuncia-se desde já como sendo o regresso presencial do certame – após dois anos de edições virtuais (devido à pandemia) – assumindo uma dimensão que se estende ao longo de todo o Jardim Municipal.

Vai ter oito áreas bem delimitadas onde, para além da exposição/venda do queijo certificado DOP, haverá uma zona dedicada ao Vinho do Dão/azeite; tratores e máquinas agrícolas; e exposição de animais. Noutro setor vão existir expositores de antiguidades e velharias, artesanato, doçaria, pão e licores; outros produtos lácteos de ovelha e enchidos; showcooking e “escolinha do queijo”. Junta-se um espaço de palco, tasquinhas e rulotes.

Entretanto, a autarquia tem a decorrer, por estes dias, o prazo de inscrição dos comerciantes que pretendam marcar presença, sendo condição necessária que em cada um dos dois dias do evento, os expositores exponham para venda o mínimo de 30 quilos de Queijo Serra da Estrela” determina o respetivo regulamento, acrescentando também quantidades mínimas diárias para outros produtos como presunto, chouriço, alheira, maranho e morcela.

“A maior festa do queijo de Portugal”

A autarquia, liderada por José Francisco Rolo, garante que é “a maior festa do queijo de Portugal”, e acrescenta que “há um plano de contingência que dá cumprimento às diretrizes das autoridades de saúde”.

“Será um acontecimento muito importante para alavancar a economia local”, destaca ainda o autarca, embora admita limitações face à evolução da situação epidemiológica de Portugal, pelo que terá sempre que existir um chamado “Plano B”.

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital é considerada um evento “com grande capacidade de atração turística, que tem como objetivo principal a promoção do Queijo Serra da Estrela e outros produtos endógenos da região, destacando-se pela sua grandeza, mas também pela sua autenticidade”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.