Oliveira do Hospital disponível para receber refugiados ucranianos

Os refugiados da Ucrânia que demonstrarem intenção de vir para Portugal podem ter Oliveira do Hospital como porto de abrigo. Essa mesma vontade foi hoje demonstrada pelo município.

“Perante os apelos de instituições internacionais não podemos ficar insensíveis e temos o dever de ser solidários para com o povo ucraniano, que vive atualmente um dos momentos mais tristes da sua história”, adianto o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

O autarca acrescentou, em comunicado, que o município está em condições de “proporcionar uma oportunidade de vida a cidadãos ucranianos que queiram viver num lugar seguro”.

José Francisco Rolo – que “condena veementemente a ação militar da Rússia na Ucrânia” – afirmou ainda que o município vai comunicar de imediato ao Governo e à Embaixada da Ucrânia em Portugal o programa de acolhimento que está a ser preparado, com vista a colaborar ativamente na ajuda humanitária ao povo ucraniano, através do envio de bens considerados essenciais.

Na mesma nota, a câmara informa que vai também “abrir as suas portas” aos cidadãos ucranianos residentes em Oliveira do Hospital, que tenham familiares na Ucrânia e que possam necessitar de ajuda.

“Somos um povo solidário, que gosta de ajudar os cidadãos nos momentos de maior dificuldade e, dentro das nossas possibilidades, tudo faremos para dar um contributo na ajuda a um povo que vive momentos de grande sofrimento, em consequência da atrocidade de uma guerra que nos causa grande indignação”, refere o autarca.

Toda a informação na edição impressa e digital de amanhã, segunda-feira, do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.