Leiria lança Plano Local de Cinema com a ambição de chegar a 14 mil alunos

Posted by

DR

Catorze mil alunos de diversos níveis de ensino do concelho de Leiria vão ser abrangidos pelo Plano Local de Cinema, que promove em 2022 diversas atividades em escolas e espaços culturais do município.

O cinema é “uma das prioridades da agenda da Cultura e da Educação” do município de Leiria, assumiu à agência Lusa a vereadora Anabela Graça, explicando que o PLC agora lançado está “enraizado no Plano Nacional do Cinema e, em parceria, com a Direção-Geral das Artes”.

“O PLC pretende valorizar o cinema, no concelho, enquanto veículo de promoção do desenvolvimento pessoal, cultural e pedagógico, e, mais especificamente, da literacia para o cinema e obras cinematográficas”, disse a vereadora.

Através deste plano, Leiria pretende “conquistar o público escolar e despertar nos mais jovens a sua valorização enquanto forma de expressão artística”.

Para o ano letivo de 2022 foi definida uma programação nas áreas do cinema e da fotografia, que inclui concursos, ciclos de cinema e a projeção de filmes de vários géneros cinematográficos – com algumas sessões comentadas -, bem como extensões de festivais de cinema, exposições de vídeo art e oficinas pedagógicas, “atividades e experiências valiosas para todos os professores e famílias destes alunos”.

Pensado no âmbito da estratégia de “aproximação da Educação e da Cultura”, o PLC de Leiria associa-se à Rede Cultura 2027, envolvendo ainda o mimo – Museu da Imagem em Movimento e o Teatro Miguel Franco, sempre “em estreita articulação com a oferta do Plano Nacional de Cinema” nas escolas do concelho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.