Investimento de 250 mil euros melhora condições de visitação da Mata do Bussaco

Posted by
Spread the love

A Mata do Bussaco, no concelho da Mealhada, tem novas condições para receber visitantes ao abrigo de um investimento de 250 mil euros assumido por três entidades, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Fundação Mata do Bussaco (FMB) informa que “estão finalizadas as ações previstas” no protocolo que estabeleceu, em 2021, com o Fundo Ambiental (FA) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Para “tornar a Mata Nacional do Bussaco um espaço ainda mais apetecível à visitação”, adianta, a FMB, o FA e o ICNF uniram esforços num protocolo de colaboração técnica e financeira, que levou a cabo um conjunto de ações” naquele espaço natural e patrimonial, no distrito de Aveiro.

As intervenções incluíram a substituição de portas de acesso às galerias de água”, segundo a nota, que destaca “o intuito de proteger pessoas, animais e bens, assim como o património edificado da mata e, consequentemente, preservar o património natural”.

“A reabilitação da Casa da Rainha constituiu também um dos pontos centrais, cuja intervenção era urgente, uma vez que o telhado se encontrava danificado. Esta ação veio possibilitar a realização de um importante protocolo de voluntariado residente, por dois anos, com a associação Plantar Uma Árvore”, afirma a fundação.

Por outro lado, 25 novas mesas de piquenique foram colocadas na mata, substituindo as anteriores, que já se encontravam deterioradas.

Os sanitários junto à Fonte Fria e os da Pousada Pequena (edifício da Loja da Mata) foram igualmente recuperados, tendo sido adaptados para permitirem a utilização por pessoas com mobilidade reduzida, além de os acessos terem sido melhorados.

A segurança da mata e da comunidade também foi reforçada, através da “reabilitação dos emblemáticos portões de ferro” (Porta de Serpa e Portão do Luso) e reposição de portões na Porta da Rainha, Porta das Ameias, Porta de Sula e Porta da Cruz Alta.

Foi modernizada a sinalética, que passou a incluir novos suportes onde os visitantes podem aceder a informação geral de serviços, bem como a informação sobre o património edificado.

Entre outros melhoramentos, também os trilhos foram dotados de nova sinalética que orienta o percurso e explica a biodiversidade da Mata do Bussaco.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.