Estudo da ANACOM aponta falhas na rede móvel no concelho de Penacova

DB-Ana Ferreira

Um estudo da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) conclui que 11 por cento das chamadas feitas por rede móvel no concelho de Penacova não são concluídas com sucesso.

Efetuado entre os dias 18 e 20 de janeiro, esta avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE refere que é a operadora Vodafone a apresentar melhor cobertura, logo seguida da NOS e da MEO. As diferenças entre operadoras, ao nível de sinal, são mínimas, mas aumentam quando são realizados testes na voz e nos dados.

“No serviço de voz, foi possível concluir 94 por cento das chamadas na rede Vodafone, enquanto na NOS e na MEO as taxas de sucesso foram de 88 e 86 por cento, respetivamente”, refere o estudo. Em relação aos testes de velocidade de dados em redes móveis, a Vodafone obteve um desempenho de 92 por cento dos testes concluídos, enquanto a NOS teve 79 por cento e a MEO com 77 por cento.

Aveledo sem cobertura

Um dos exemplos citado nas conclusões do estudo diz respeito à localidade de Aveledo e à estrada de ligação ao Seixo. Nesta área florestal, “não existe disponibilidade de cobertura de rede móvel de operadores nacionais”. Luís Roque Pedro, diretor da delegação Norte da ANACOM e que liderou o estudo, disse que um dos três funcionários da autoridade no terreno teve de subir ao topo de uma habitação para “ter apenas um traço de rede de uma das operadoras e desta forma receber as nossas indicações”.

“O estudo foi feito com boas condições atmosféricas, mas sabemos que com o mau tempo as condições pioram”, referiu. Se ainda é possível ter rede “nos locais mais elevados” para efetuar/receber chamadas nesta zona, já em relação ao serviço de dados “é totalmente impossível utilizar em todos os operadores”.

Outros locais preocupam

O presidente da câmara, Álvaro Coimbra, referiu que os resultados do estudo não o surpreenderam, pois “temos noção dos problemas” existentes no concelho ao nível das telecomunicações. Carvalho e Sazes de Lorvão são as freguesias mais problemáticas ao nível da rede móvel e de dados.

Mas os problemas também surgem em certas áreas da Estrada Nacional 110 (via que liga Penacova a Coimbra), a que se juntam os problemas pontuais nos lugares de Friúmes, Carvalhais e Gondelim. A orografia do concelho cria estas situações, mas o autarca reconhece que é este tipo de problemas que levam a que haja uma nenor coesão territorial em todo o concelho. “Não podemos falar em atrair novos habitantes para um concelho como Penacova se não tivermos boas comunicações e cobertura de fibra ótica”, afirmou aos jornalistas.

Questionado sobre a forma como as operadoras devem olhar para estes resultados, o presidente da câmara de Penacova respondeu que algumas empresas já contactaram a autarquia para encontrar a melhor solução. Essa decisão contará com a parceria da ANACOM. A apresentação do estudo contou com Jorge Brito, secretário-executivo da CIM Região de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.