Castelo Branco: Município de Oleiros investe 78 mil euros em projeto para rega em Vale do Souto

Posted by
Spread the love

O município de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, vai investir 78 mil euros, num projeto de beneficiação da levada utilizada para rega em Vale do Souto, na freguesia de Mosteiro, foi hoje anunciado.

“O objetivo principal desta intervenção de melhoramento é a impermeabilização da levada existente, com a reparação pontual dos locais onde se verificam as perdas de água, de modo a garantir que o caudal no início da área a regar é praticamente igual ao caudal à entrada da levada, sendo as únicas perdas as devidas à evaporação”, refere, em comunicado, a Câmara de Oleiros.

Será ainda colocado um medidor de caudal no início da levada para otimizar no futuro a gestão e eficiência do recurso hídrico e verificação do estado da levada.

Segundo o município, as consequências imediatas da realização desta obra “são a redução do tempo diário de rega, a redução do intervalo entre regas, o aumento da dotação de rega, a garantia do caudal constante e ainda a quantificação do caudal na entrada da levada”.

O projeto de beneficiação da levada utilizada para rega em Vale do Souto já obteve o parecer favorável por parte da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAP Centro).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.