Câmara da Guarda adia Feira Ibérica de Turismo para 2023

Posted by

A Câmara Municipal da Guarda cancelou a edição deste ano da Feira Ibérica de Turismo (FIT) devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o seu presidente.

“A dimensão que a FIT alcançou, quer em termos de investimento necessário, cujo montante é mais de 400 mil euros, o elevado número de participantes e a afluência massiva de pessoas, não permitem que o município da Guarda promova e realize [o evento], salvaguardando as necessárias e fundamentais condições de saúde pública e com as condições de sucesso garantido”, justificou hoje o autarca Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), no final da reunião quinzenal do executivo.

O autarca disse aos jornalistas que a FIT deveria ocorrer, como é hábito, no último fim de semana de abril e no primeiro dia do mês de maio, mas a autarquia teve de decidir pelo cancelamento “dadas as condições da evolução da pandemia” no concelho da Guarda.

Sérgio Costa referiu que o município pretende organizar um certame “com sucesso” e com “retorno” económico.

“E nós [Câmara Municipal] correríamos o risco de a FIT ficar aquém das expectativas em termos de afluência de pessoas ou até de expositores [devido à pandemia] e, por isso, é que tomámos esta decisão”, justificou.

Após a sessão, a autarquia emitiu um comunicado onde explica que os condicionalismos verificados não permitem que o município promova e realize o evento “que é já uma marca e uma referência nacional e ibérica, no Turismo de Interior”.

A fonte lembra na nota que a 7.ª edição da FIT, que estava prevista para 2022, para uma data que não chegou a ser definida, foi “sucessivamente adiada desde 2020, data em que teve início a pandemia por covid-19”.

“Consciente do impacto desta decisão, o município não pode deixar de lamentar este adiamento e reiterar, uma vez mais, a confiança e o agradecimento a todos aqueles que têm acompanhado a FIT ao longo das seis edições deste grande evento nacional, dedicado ao Turismo Ibérico”, remata.

A feira, que tem por lema “Uma feira. Dois países. O mundo” é organizada desde 2014 pela Câmara Municipal da Guarda, no Parque Urbano do Rio Diz.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.