Opinião: Que gostaria de ver concretizado no concelho da Figueira da Foz em 2022?

Posted by

As eleições do passado mês de setembro mostraram, telegráfica e muito genericamente, que os eleitores do concelho da Figueira: 1 ) Vão votar mais quando sentem que pode haver mudança; 2 ) Queriam um novo Presidente de Câmara com uma nova equipa de Vereadores; 3 ) Quiseram manter o seu Presidente de Junta de Freguesia.

Assim, o que gostaria de ver concretizado em 2022 é, sem grande surpresa, o que já formulei neste mesmo espaço para… 2020, e que havia desejado para os anos anteriores: 1. Um Desígnio; 2. Um Caminho; 3. Os Recursos adequados; 4. Uma muito maior participação da Sociedade Civil, ou seja, uma desconcentração do poder de decisão e de ação.

Concretizando os primeiros três pontos anteriores: a população está a decrescer e a envelhecer, e, portanto, exige-se uma política sustentável de fomento do emprego, através da criação de condições para o estabelecimento de novas empresas (Zona Industrial do Pincho) e de novo próprio emprego, de sinais de objetividade de rumo a seguir e de estabilidade também às que cá estão implantadas (diminuição de impostos), interligando o ensino e a formação (Ensino superior na Figueira) com a empregabilidade, para que os jovens não tenham de sair à procura do futuro, implementando ainda a Estratégia Local de Habitação.

Finalmente, espero que se respeite, sempre, a opinião – como disse E. V. Hall: “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até ao último instante o teu direito de dizê-la”.

7 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.