APIN investe 4,8 milhões para reduzir perdas de água

DR-Os presidentes e vereadores dos 11 concelhos da APIN estiveram ontem em Penela

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) lançou ontem em Penela um projeto para reduzir e prevenir perdas de água nos sistemas de distribuição e adução.
“A quantidade de água que se perde nas nossas redes de abastecimento é um grande problema”, lamentou ontem, na apresentação do projeto – no Hiese (Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos) – o presidente da empresa, João Miguel Henriques.
“Estamos a falar de perdas na ordem dos 50%, significa isto que metade da água que nós adquirimos, acaba por não chegar ao consumidor final”, sublinhou o também presidente do Município de Vila Nova de Poiares.
As perdas de água são o resultado da falta de eficiência das condutas, “daí a necessidade de fazer um “grande investimento nesta área”, explicitou.
Trata-se de um investimento de cerca de 4,8 milhões de euros, a aguardar o visto do Tribunal de Contas, cofinanciado a 50% por fundos europeus, através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e que é transversal a todos os concelhos que integram o sistema APIN.
A obra vai começar pelos municípios de Alvaiázere e de Penela – que são os concelhos “mais críticos”, no que diz respeito a perdas de água – seguindo-se os de Ansião, Figueiró dos Vinhos, Lousã e Vila Nova de Poiares e, depois, os restantes que integram a APIN.
O prazo de execução é de cerca de ano e meio, com início dentro de dois meses. Inclui a remodelação de 32 quilómetros de condutas e a instalação de 400 zonas de medição e controlo, bem como a instalação de cerca de 500 equipamentos para monitorização de pressões e caudais.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.