Penela e Montemor-o-Velho reforçam combate à covid-19 nos eventos de Natal

Spread the love

 As câmaras de Montemor-o-Velho e Penela vão ajustar as realizações municipais alusivas ao Natal às novas medidas de combate à covid-19, com empenho redobrado para garantir a segurança sanitária dos visitantes.

Visitadas habitualmente por milhares de pessoas, as iniciativas temáticas “Castelo Mágico “e o “Penela Presépio”, respetivamente, estão a decorrer nos castelos medievais destes dois concelhos do distrito de Coimbra.

“A legislação não é esclarecedora”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, realçando que o diploma do Governo que reforça as medidas “ainda não foi publicado” no Diário da República.

A autarquia, admitiu, tem encontrado “alguma dificuldade” na adequação das medidas e na obtenção de esclarecimentos das autoridades de saúde para o caso concreto do seu município, no Baixo Mondego, onde as atividades do programa “Castelo Mágico” começaram no início deste mês.

“Vamos exigir o teste feito em farmácia ou o teste PCR. Temos de criar condições para que o teste possa também ser feito na hora com supervisão nossa”, adiantou Emílio Torrão, que é também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

O autarca salientou que esta medida abrange os visitantes com mais de 12 anos, já que, segundo a sua interpretação, “não se exige teste, nem vacinas” aos jovens e crianças com idade inferior.

O “Castelo Mágico” decorre entre os dias 02 e 30 de dezembro, encerrando no sábado, dia de Natal.

Em Penela, igualmente, a Câmara liderada por Eduardo Nogueira dos Santos “vai reforçar os meios disponíveis para continuar a garantir a segurança e uma experiência única a todos os visitantes”.

“Aguardamos ainda, no entanto, complemento ao parecer das autoridades de saúde”, disse à Lusa uma fonte do gabinete do presidente da Câmara.

O “Penela Presépio” abriu as portas no dia 08 de dezembro e prolonga-se até 09 de janeiro.

No sábado, dia 25, vai funcionar das 14H30 às 19H00, enquanto no domingo pode ser visitado entre as 10:00 as 19:00.

Na terça-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o reforço das medidas de combate à pandemia da covid-19 com o objetivo de prevenir já os efeitos da nova variante “Ómicron”.

Após um Conselho de Ministros extraordinário realizado no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, António Costa apresentou as novas medidas de prevenção e combate à pandemia para a época festiva do Natal e Ano Novo, com entrada em vigor às 00H00 do dia 25, sábado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.