Opinião: A Europa em 2021

Posted by

Para além da crise pandémica, o ano de 2021 foi marcado por sucessivas actividades de índole estratégica e operacional realizadas pela União Europeia:
Este foi o ano da Presidência Portuguesa do Conselho da UE: apesar das restrições derivadas da pandemia, as autoridades portuguesas fizeram um excelente trabalho ao nível dos mais diversos dossiers destacando-se a cimeira realizada no Porto dedicada ao Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a cimeira bilateral com a Índia ou a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência proposto pela Comissão Europeia.
Este foi também o ano do lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa que está no terreno desde junho até à primavera de 2022. Organizada pelas três principais instituições da União Europeia, pretende impulsionar o debate e a participação de todos os cidadãos sobre o futuro do projecto europeu.
Este foi o ano de projectos estratégicos a nível europeu ganharem ‘asas’: o Pacto Ecológico Europeu pretende reduzir as emissões em pelo menos 55 % até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica ate 2050; a regulação digital e tecnológica avançou profundamente; e foram apresentados os primeiros projectos ao Novo Bauhaus Europeu, em que Portugal exibe um interessantíssimo projecto que explora as potencialidades marítimas (Bauhaus do Mar).
Finalmente, este foi o ano de retomar parcerias internacionais anteriormente deterioradas. A Nova Presidência Biden veio reforçar os laços de amizade e cooperação em termos transatlânticos, dinamizando inclusivamente uma parceria na área do comércio internacional e regulação tecnológica.
Apesar da crise pandémica e das restrições verificadas, este foi um ano de vários avanços a nível europeu que terão um forte impacto na nossa economia e sociedade em geral. Por fim, gostaria de desejar um Feliz Natal a todos os nossos leitores e um ano de 2022 repleto de sucessos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.