Lousã com orçamento de 18 ME para 2022

Posted by

DR- Luís Antunes, presidente da autarquia da Lousã

A Câmara Municipal da Lousã aprovou o orçamento para 2022, num valor de 18.753.257 milhões de euros, mais 1.088.03 do que em 2021.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Lousã, “o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2022 expressam um conjunto robusto de políticas públicas, que conjugam responsabilidade e ambição”, ao mesmo tempo que “permitem assegurar o cada vez mais difícil equilíbrio financeiro da autarquia”.

Em comunicado, a Câmara Municipal da Lousã informou que vai dirigir “mais de 60% do investimento para funções sociais”, que representa mais de 7.500.600 euros em projetos, como, por exemplo, o programa de apoio à natalidade, as Medidas de Apoio Pontual a Situações de Emergência Social (MAPSES), a ação social escolar, os transportes, refeições e lanches escolares.

De modo a reforçar a qualidade de vida dos munícipes, a atratividade e competitividade do concelho, a autarquia tem três projetos de mobilidade urbana sustentável, que correspondem a um investimento que ascende os 2.300.000 euros.

O município vai requalificar a escola secundária, que conta com um investimento superior a 2.950.000 euros, tendo previsto também a modernização do Cineteatro, no valor superior a 2.100.000 euros.

A criação da Loja do Cidadão, a valorização do património florestal e recursos hídricos, nomeadamente a Ribeira de São João e o Rio Ceira, o projeto do percurso pedonal e ciclável da Ribeira de São João, a criação do Centro Municipal de Proteção Civil e ainda a ampliação da área empresarial são outros planos que a autarquia tem previstos para 2022.

Para a concretização destes objetivos infraestruturais, a “captação de fundos comunitários assume particular importância”, referiu na nota de imprensa aquele município do distrito de Coimbra.

A Câmara Municipal destaca ainda que o ano de 2022 vai requerer “atenção permanente e exigência” relativamente à concretização da obra do MetroBus, bem como do projeto de criação da alternativa à Estrada da Beira e ligação ao IP3 (Infraestruturas de Portugal).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.