Hospital de Cantanhede é exemplo de apoio ao envelhecimento ativo

Posted by
Spread the love

A escolha de um projeto do Hospital de Cantanhede para figurar na “short list” dos melhores projetos da região Centro sobre envelhecimento saudável é motivo de satisfação da presidente do conselho diretivo da instituição, por ser “um orgulho e uma forma de reconhecer a dedicação e valorizar o entusiasmo com que a equipa multidisciplinar do Hospital de Cantanhede abraçou este projeto”.
Diana Vilela Breda refere que, “por outro lado, é também uma chamada de atenção para a importância da integração de cuidados ao longo do percurso de cada doente no sentido de dar uma resposta adequada às necessidades de uma população sénior com um índice de dependência em crescimento”.

Das 145 candidaturas admitidas ao concurso promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (Cantanhede) foi escolhido como um dos 10 projetos finalistas, sendo o único hospital a alcançar tal feito.
O projeto “Hospital amigo dos + velhos” é um dos “grandes eixos estratégicos do hospital e está inserido na categoria “Saúde+” do prémio”.
O projeto recorre à metodologia de qualidade americana 4M’s (baseada em quatro elementos base – Motivação, Medicação, Estado Mental e Mobilidade) e parte da identificação das necessidades dos utentes, avaliadas através de “escalas, escuta ativa do doente e rede social de apoio e feedback à equipa do hospital”.

Toda a informação na edição impressa e digital de hoje, 1 de dezembro, do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.