Câmara Municipal de Coimbra assinala centenário de Pinho Dinis com exposição na Casa da Cultura

FOTO DR- Pinho Dinis

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o centenário de Pinho Dinis com a inauguração da exposição “Pinho Dinis: Humildade e Senhoria (1921 – 2021)”, esta quinta-feira, dia 16 de dezembro, às 15h00, na Casa Municipal da Cultura de
Coimbra, na galeria que tem o nome do artista plástico. A exposição comemorativa do seu centenário arranca no dia 16 de dezembro, dia de nascimento do artista, e estará patente até dia 28 de janeiro.

Depois da atribuição da medalha de Mérito Cultural, em 2001; do batismo da galeria de exposições da Casa Municipal da Cultura como “Galeria Pinho Dinis”, em 2008, a CM de Coimbra organiza, agora, uma exposição retrospetiva da sua obra.

A plenitude de Pinho Dinis, nascido em Coimbra, manifesta-se numa obra de imensa multiplicidade, espelhada num percurso em que o seu amor e dedicação a Coimbra são elementos constantes, que o acompanham mesmo quando ausente da cidade e do país, que não o abandonam ao longo do seu trajeto de vida e de trabalho. Em estudos geométricos, em jogos de policromia ou em pinceladas convictas, a sua mestria e saber artísticos são de uma multidimensionalidade concetual única em que a mulher figura com presença assídua e central, consubstanciando a sua devoção à arte.

A inauguração da exposição vai contar com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, que cedeu para a exposição uma obra sua de Pinho Dinis; bem como de outros colecionadores que cederam temporariamente o seu espólio.

A exposição poderá ser visitada na Casa Municipal da Cultura, a partir de quinta-feira e até 28 de janeiro, das 9h30 às 19h30 nos dias úteis; e aos sábados, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.