Autarquia da Figueira da Foz estimula vacinação de crianças com oferta de jogos didáticos

Posted by

O executivo camarário associa-se ao esforço coletivo e global de combate à pandemia, através de apoio logístico ao centro de vacinação, instalado no Centro de Formação da GNR (que reabriu ontem), assegurando assistentes operacionais, transporte de pessoas com mobilidade reduzida e outras medidas que visam aumentar a capacidade de resposta do programa nacional de vacinação contra o covid-19. Entretanto, está a preparar uma iniciativa que visa incentivar a toma da vacina pelas crianças.

No âmbito da sua participação no combate à pandemia, o Município da Figueira da Foz vai oferecer jogos didáticos a crianças a partir dos cinco anos, como forma de estimular a vacinação contra o covid-19 junto dos mais pequenos, quando a Direção Geral da Saúde der indicações nesse sentido. Ao todo, a autarquia deverá adquirir 2500 jogos da Science4you, por 6,5 euros cada um, totalizando um investimento de 16,2 mil euros, sem IVA incluído.

“O município pretende ir ao encontro das diretrizes da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral da Saúde, no sentido de se promover a vacinação de crianças a partir dos cinco anos”, lê-se na proposta que o executivo camarário submete, hoje, a votação na reunião de câmara. O documento frisa que aquele é um “grupo etário onde se tem verificado o aumento de casos positivos, sem grande sintomatologia associada, mas com grande fator de transmissibilidade”.

Um para cada uma

“Considerando as tenras idades das crianças alvo, entendeu-se pertinente criar um estímulo à sua vacinação, efetuando a entrega de jogos didáticos a cada uma das crianças que efetuem a sua vacinação nos centros de saúde do concelho ou no centro de vacinação [instalado na] Escola da GNR”. Estes são ainda os argumentos da presidência da autarquia, liderada por Pedro Santana Lopes.

O referido centro de vacinação está aberto de segunda-feira a sábado, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00, para administração da terceira dose da vacina contra o covid-19. Estará ainda aberto ao domingo e nos feriados determinados pelo Ministério da Saúde para aquele efeito. Será o caso dos dias 5, 8, 12 e 19 deste mês, datas agendadas para a administração da dose de reforço para quem tomou a vacina da Jassen.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.