Assembleia Municipal de Mira aprova orçamento de 18,4 ME para 2022

Posted by
Spread the love

DR

A Assembleia Municipal de Mira aprovou o orçamento para 2022, no montante de cerca de 18,4 milhões de euros (ME), representando um decréscimo de 600 mil euros face ao orçamento de 2021.

Num comunicado, o município refere que orçamento e as grandes opções do plano (GOP), foram aprovados com os votos favoráveis do PSD e a abstenção do PS e do Chega.

“Este documento de gestão do primeiro ano do presente mandato autárquico, assume os princípios base nos quais assentou a gestão dos últimos oito anos, e que se traduz no rigor e transparência da gestão dos recursos públicos, bem como no cumprimento escrupuloso dos compromissos assumidos com os cidadãos no programa eleitoral sufragado no último ato eleitoral”, afirma, citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.

O autarca indica ainda que, em 2022, o município vai continuar a aumentar o investimento, com um vasto conjunto de projetos, obras e eventos estruturantes para o concelho.

Esses projetos integram designadamente a remodelação do Centro de Saúde de Mira, a requalificação da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida e a Rota da Costa Atlântica (Eurovelo).

A ampliação da área de localização empresarial do Montalvo, a reabilitação e modernização do mercado da Praia de Mira e o Atrium Mira, são outras das áreas de investimento preconizadas pela autarquia.

O município destaca também que no ano de 2022 o executivo pretende aproveitar as “oportunidades de cofinanciamento através dos fundos comunitários”, no âmbito do Portugal 2020, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), do REACT-EU e do Portugal 20-30”.

A autarquia também tenciona, no próximo ano, “reflorestar as áreas consumidas pelos fogos de 2017”, e realizar uma intervenção nos recursos hídricos, para a “rápida construção da estação de tratamento de águas residuais (ETAR) nas Cochadas, incluindo a execução imediata de medidas mitigadores que permitam atenuar os problemas de descargas”.

Relativamente ao combate à pandemia provocada pela covid-19, a Câmara vai intervir na ação direta de apoio na área da prevenção e saúde e no apoio à atividade social e económica.

“As grandes opções do plano e o orçamento para 2022 da Câmara Municipal de Mira, agora aprovado, são um instrumento muito importante para continuarmos a fazer de Mira um concelho com confiança no futuro, em que o nosso foco é o bem-estar de todos os mirenses”, concluiu o autarca.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.