Académica: Quatro difíceis “batalhas” até ao final do ano

Posted by

Arquivo-DB-Ana Ferreira

A estreia de Pedro Duarte no comando técnico da Briosa (3-0 na receção ao Sp. Covilhã), permitiu a obte do primeiro triunfo na 2.ª Liga 2021/2022. Os primeiros três pontos podem ser um bom tónico para a nova “era” na Académica que quer encurtar distância para os lugares acima da zona de descida (a turma estudantil soma cinco pontos e está a seis do Vilafranquense, 15.º classificado).

Olhando para os quatro jogos que se avizinham, os últimos no ano civil de 2021, a exigência vai ser alta para os homens de Pedro Duarte. No próximo domingo, a partir das 11H00, a Briosa joga em casa do Penafiel, atual 5.º classificado da 2.ª Liga.
Na última temporada, dois golos de João Mário asseguraram o triunfo dos conimbricenses, 2-1, e quebraram um ciclo de 14 partidas sem triunfos no Municipal 25 de Abril. Olhando para os números da presente temporada, só uma equipa ganhou em Penafiel para o campeonato, o líder Benfica B. Esse é outro desafio para Pedro Duarte. A Académica é a única equipa da 2.ª Liga que não somou qualquer ponto fora de casa – seis jogos, seis derrotas –, pelo que o técnico quererá começar no domingo a mudança deste “cenário” .

Desp. Chaves, Mafra e Trofense fecham o ano

Depois dos penafidelenses, a Briosa regressa a Coimbra para defrontar, na 14.ª jornada, o Desp. Chaves (dia 12, às 14H00). Os flavienses, que têm um elenco que os fazia figurar como candidatos à subida, ocupam um “inesperado” 12.º lugar e, a jogar longe de Trás-os-Montes, somaram apenas três pontos sem seis jogos.

O penúltimo duelo do ano volta leva os “Capas Negras” até ao campo do Mafra, atual 6.º classificado. A partida “abre” a 15.ª jornada (18 de dezembro, 11H00) e coloca a Briosa frente a uma formação que, a jogar em casa, somou apenas seis dos 19 pontos que tem na 2.ª Liga.

Na despedida dos jogos em 2021, o adversário é o Trofense, numa partida no Estádio Cidade de Coimbra marcada para as 20H00 de 28 de dezembro. A formação da Trofa é a atual 13.ª classificada e, fora de casa, ganhou apenas um dos cinco jogos na 2.ª Liga, em Matosinhos, frente ao Leixões (2-1). O última embate entre as duas equipas, em Coimbra, aconteceu há mais de 13 anos. Na 21.ª jornada da 1.ª Liga 2008/2009, jogada a 8 de março de 2009, a Briosa ganhou 1-0 ao Trofense, com um golo de Sougou.

Depois deste ciclo de quatro encontros, que servirá para mostrar se a Académica iniciou, de facto, um período de retoma na 2.ª Liga, o primeiro duelo no novo ano será em Faro, diante do Farense.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.