Quatro trails agendados para as “Terras da Chanfana” em 2022

Posted by

“Promover o território e o património natural” são objetivos enunciados pelo presidente da Câmara Municipal de Poiares, João Miguel Henriques, para o “Circuito Inter Trail Terras da Chanfana” que se realiza nos concelhos de Vila Nova de Poiares, Miranda do Corvo, Lousã e Penela no ano de 2022.

O salão nobre do Município de Vila Nova de Poiares recebeu a conferência de imprensa para apresentação do Circuito Inter-Trail Terras da Chanfana. O evento que é criado sob a égide da Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, realiza-se numa atividade constituída por quatro provas de trail curto, com um prémio monetário associado. João Miguel Henriques explicou as várias metas.

“Estes trails pretendem muito mais do que promover um prato gastronómico. Queremos essencialmente promover a região, naquilo que são os valores e marcas identitárias, desde a área da gastronomia ao património natural. As pessoas enquanto competem, ficam a conhecer os recantos mais bonitos da nossa região”, disse.

Associações locais
são entidades parceiras

O evento tem a parceria estratégica da Associação Abutrica (Miranda do Corvo), ARSM – Associação Recreativa de S.Miguel (Vila Nova de Poiares), Montanha Clube (Lousã) e Associação Infante Dom Pedro (Penela), para a sua organização, divulgação e dinamização de atividades e provas. Marco Rodrigues, representante da Associação Recreativa de S.Miguel espera “alguma afluência” após estratégia utilizada para a captação de pessoas.
“Nós enquanto organização, pensámos em algo que motivasse um nicho de atletas diferente. Obviamente temos muitos atletas que participam em provas curtas e essa é a nossa aposta. Normalmente as provas curtas têm muitos participantes”, referiu.

Este circuito insere-se no projeto “trilhos de natureza da Serra da Lousã”, o qual foi alvo de candidatura no âmbito da “EEC – Estratégia de Eficiência Coletiva I Nature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas” e co-financiado pelo “Centro2020 – Programa Operacional Regional do Centro”.
O Circuito Terras da Chanfana inicia-se no próximo dia 30 de janeiro com os “Trilhos dos Abutres”. De seguida, no dia 13 de fevereiro, realiza-se o “PoiaresTrail 2022 Nutriva”, no dia 6 de março o “Louzan Trail” e no dia 10 de abril o “Trilho Do Infante”.
Eduardo Santos, presidente da Câmara Municipal de Penela, explicou presença do concelho, já que este não é visto como um território oficial da chanfana.

“Este prato não tem o mesmo impacto dos restantes concelhos, mas este circuito também foi idealizado porque em Penela também se consome bastante chanfana”.

Pandemia preocupa organização

O presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares espera que a pandemia “não atrapalhe a organização” e que tudo se concretize como está planeado”.
“Estamos ainda a viver um momento complicado de pandemia. A nossa perspetiva é que em 2022 possamos ter condições para que as provas se efetivem. Depende naturalmente da forma como nas próximas semanas e nos próximos meses a pandemia evoluir no nosso país e na nossa região. A nossa perspetiva é que tudo se realize mas muito provavelmente com algumas limitações”, disse.

Na conferência de imprensa, para além de João Miguel Henriques, de Marco Rodrigues e de Eduardo Santos, estiveram João Santos, vereador da Câmara Municipal da Lousã; Marilene Regina Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e Pedro Mendes, representante da Associação Infante Dom Pedro.

Todas as informações relativas ao circuito, encontram-se na página da Dueceira

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.