Quatro dezenas de jovens discutem desafios da Europa em Mira

Posted by

Quatro dezenas de jovens vão aprofundar conhecimentos e discutir assuntos europeus na IV Academia da Europa, que vai decorrer de sexta-feira a domingo, no concelho de Mira, distrito de Coimbra.

“Estas academias são muito importantes para incutir o espírito e sentimento de ser europeu”, realçou hoje o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Luís Paulo Costa, na apresentação do evento.

A iniciativa, que conta com 13 oradores, abrange jovens universitários de todo o país, entre os 20 e os 23 anos, com o objetivo de promover o seu envolvimento nos assuntos europeus e dinamizar o debate sobre os desafios atuais da Europa.

Segundo o secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, para esta academia “há quase como uma convocação, que todos os europeístas sentem, daquilo que é a emergência de ser europeu e dos novos desafios que a Europa tem pela frente, numa altura de mudança societária”.

“A academia, que é já um evento de referência dos valores europeus, pretende também discutir esta transformação de sociedade que estamos a verificar”, disse Jorge Brito, salientando que a iniciativa tem ainda a preocupação de se ligar “àquilo que são os valores do território”.

Além de promover o envolvimento dos jovens nos assuntos europeus, o evento tem como objetivo lançar o debate sobre a atualidade europeia, “que atualmente é chão fértil para aquilo que será o seu futuro”.

“A EU [União Europeia] tem como um dos seus grandes objetivos combater o afastamento dos cidadãos da política europeia, algo que está reconhecido e notificado e que tem de ser combatido de todas as formas”, salientou.

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 04/11/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.