Projetos da UC e do IPC aprovados para programas do PRR

“Foto: DR”

Dois projetos liderados por instituições de ensino superior de Coimbra – um pela universidade e outro pelo politécnico – constam do lote de 33, a nível nacional, cujas candidaturas foram aprovadas aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Um dos projetos aprovados é o “Living for the Future Academy”, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), que está orçado em 30 milhões de euros e vai abranger 73 municípios dos 100 da região Centro, assim como dezenas de empresas, procurando uma ligação entre todo o território. O projeto visa capacitar e incentivar a aprendizagem ao longo da vida, criar uma maior conexão e proximidade entre as organizações empregadoras e o ensino superior e estimular o acesso e a manutenção no ensino superior de jovens candidatos às disciplinas de ciências, engenharias, tecnologias, artes e matemática.

Além da oferta formativa, o projeto prevê também a requalificação de vários espaços e a adaptação de salas de aula da UC para garantir uma universidade ajustada às novas necessidades, apostando-se também no ensino a distância.

Este projeto conta com outras quatro instituições do ensino superior como copromotoras (os institutos politécnicos da Guarda e de Viseu, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Universidade dos Açores).

O outro projeto aprovado foi apresentado pelo Instituto Politécnico de Coimbra. “To Boost People and Territory” pretende levar a formação superior a toda a região, através de um consórcio com cerca de uma centena de entidades.

| Leia a notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.