Opinião: Estruturas municipais de apoio à economia

Posted by

Num momento em que vários executivos municipais assumem novas funções para os próximos quarto anos, é de salientar a importância que estruturas e missões locais de apoio à economia e à sociedade em geral tem vindo a ser desenvolvidas e dinamizadas um pouco por toda a União Europeia, sendo estas cada vez mais dinamizadas e apoiadas aqui em Bruxelas. Por exemplo, a Comissão Europeia encontra-se a dinamizar os Digital Innovation Hubs e pretende estabelecer em cada país um Digital Hub associado à inteligência artificial, sendo esta uma excelente oportunidade para a Região de Coimbra.
De acordo com outros casos de estudo à escala internacional (United States Small Business Administration (SBA); Business Development Bank, Canada; Growth Hubs promovidos pelo Reino Unido ou Regional Business Development Centres promovidos pela Dinamarca), é possível verificar que existem já exemplos descentralizados de apoio ás empresas numa grande variedade de regiões e países.
Assemelha-se assim fundamental actuar ao nível da criação de estruturas locais de apoio à economia, podendo assumir a forma de Centros Municipais de Apoio à Competitividade ou de ferramentas digitais de apoio ás empresas. Estas estruturas de apoio podem assim fornecer um aconselhamento profissional em formato presencial às empresas, sugerir mecanismos de suporte mais adequados para as necessidades e prioridades específicas de cada empresa e estabelecer contactos com organizações externas, assumindo um efeito multiplicar na competitividade das empresas.
De facto, estas duas tipologias de estrutura (presencial e online) são complementares e poderão contribuir decisivamente para um outro nível de aconselhamento estratégico que normalmente as empresas com menores recursos económico-financeiros ou mais afastadas dos centros urbanos não conseguem ter acesso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.