Opinião: “Coimbra é uma “lição” e o Rugby uma “paixão””

Posted by

Na passada semana assistimos com orgulho a dois importantes eventos desportivos realizados na Cidade de Coimbra que contribuíram de forma notável quer para a dinamização do Rugby em Portugal quer para a promoção internacional da cidade.
Ao organizar o jogo da Seleção Nacional contra o Japão e o Campeonato da Europa de Sub-20, Coimbra empenhou-se e evidenciou créditos, revelando saber acolher e estar disponível para apoiar o desporto como poucas Cidades. Bateram-se recordes de espetadores, as “capas” voltaram ao estádio, e a cidade envaideceu-se, presenteando-nos com uma superior “lição” de organização, mobilização e civismo.
Muitos experienciaram ver um desporto que desconheciam. Surpresos, realizaram que o Rugby é uma escola de valores, na qual o respeito pelo adversário assume uma condição singular e a entreajuda solidária entre todos é condição. Constataram que no Rugby “A Portuguesa” canta-se com alma, e o sentimento é de união.
Alicerçadas num trabalho irrepreensível da Federação Portuguesa de Rugby, a Autarquia e a Universidade souberam dar “as mãos” antecipando e valorizando a importância destes eventos, assim demonstrando que com humildade, vontade e empenho podemos “enterrar as amarras” ao desenvolvimento da Cidade e da Região.
Para os clubes da região, e em particular à Académica, tudo. As iniciativas realizadas no âmbito destes eventos cimentam o reconhecimento de todos e motivam o justo crescimento da modalidade e dos clubes.
Devemos, pois, estar gratos a todos aqueles que direta e indiretamente se emprenharam em devolver “vida” à Cidade e nos permitem sonhar com um futuro mais saudável, ambicioso e dinâmico.
O Rugby é uma paixão e sua prática uma lição de vida.

Pode ler a opinião de José Alexandre Cunha, que reside em Omã, Dubai, na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 16/11/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.