Miranda do Corvo: Três jogadoras da seleção afegã acolhidas na ADFP

Spread the love

DR-Os mais jovens estão no agrupamento escolar e os restantes vão ser integrados em Centros Qualifica

A Fundação ADFP acolheu três das jogadoras da seleção de futebol feminina do Afeganistão. As futebolistas integram um grupo de nove cidadãos afegãos que a ADFP recebeu.
Refira-se que Portugal acolheu 251 cidadãos afegãos através do corredor de emergência aberto após a ocupação dos talibãs. Os nove indivíduos que a ADFP tem a cargo constituem duas famílias mais uma jovem de 17 anos. Estão instalados em dois apartamentos no Edifício do Cinema, a Residência Paz.
A fundação ADFP acrescenta que, devido à restrição de quatro vistos por jogadora, estas tiveram que deixar elementos do agregado familiar para trás. Os mais jovens foram integrados no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e outros serão encaminhados para um Centro Qualifica.
No agrupamento escolar ficam em ano “zero”, todos na mesma turma para se manterem juntos e com a mesma carga horária. O principal objetivo é aprenderem português, melhorarem a sua aprendizagem no inglês, artes, educação física, técnicas de informática e adquirirem outras competências.
A frequência dos restantes em Centros Qualifica prende-se com a dificuldade dos ingressos ao nível do ensino superior, justifica a ADFP. Os dois adultos já se encontram matriculados num Curso PLA (Português Língua de Acolhimento).

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 16/11/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.