CTCV investe dois milhões em hub tecnológico no Loreto

“DB-Pedro Ramos”

O Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) inaugurou ontem a ampliação das instalações no iParque, mas já tem novos projetos para o futuro. Um deles é a reabilitação do antigo edifício no Loreto para instalação de um “hub tecnológico”, com valências de incubação, aceleração, alojamento de empresas de base tecnológica, ‘co-work’ e outros serviços de apoio às empresas como mentoria, apoio de gestão e marketing.

De acordo com Jorge Marques dos Santos, presidente do conselho de administração do CTCV, neste momento, o estudo prévio de reabilitação do edifício encontra-se em fase de projeto, prevendo-se “um custo de dois a dois milhões e meio” que o CTCV “vai procurar enquadrar no apoio específico para este tipo de infraestruturas.”

A ampliação, inaugurada ontem, constitui “a última fase” de um esforço iniciado na década passada, com apoio de fundos europeus, após a mudança para o iParque. O novo investimento, financiado pelo programa Centro 2020, visa incrementar a atividade dirigida às áreas da indústria 4.0, robótica industrial, economia circular e eficiência energética.

Ainda segundo Jorge Marques dos Santos, desde a deslocalização para o iParque, “o investimento total financiado pelos programas operacionais do Centro ascende a nove milhões de euros”, destinado “a reequipar o CTCV com a construção das infraestruturas, tendo em vista a criação de novas valências”.

Falando concretamente do setor, José Sequeira, presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria (APICER), advertiu para “o gravíssimo problema dos preços da energia”.

“É um sufoco enorme, impossível de suportar e aparentemente difícil de contrariar, depois de terem sido assumidos compromissos com o objetivo da descarbonização, sem terem sido acautelados os seus efeitos no período de transição das melhores tecnologias disponíveis que hoje temos e usamos, para uma nova tecnologia que há de chegar, mas que ainda não temos”.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 17/11/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.