Saúde dos doentes deve ser sempre a principal preocupação

Spread the love

“Foto: DB-A.A.”

Duas centenas e meia de alunos do 3.º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FMUC prometeram ontem que o doente será a “sua principal preocupação” sempre que vestirem a bata branca de médico. O compromisso foi assumido em pleno Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra durante a “Cerimónia da Bata Branca” promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC).

No juramento feito em voz alta, os estudantes prometeram “solenemente estudar todos os males e maleitas”, respeitar “o corpo docente” e dar-lhes “o reconhecimento devido pelos anos de exercício da profissão médica”. Por outro lado, respeitar os colegas e trabalhar “com afinco e dedicação para recolher todos os elementos da história clínica, olhando o doente não como mais um um número mas sim como ser humano que é”. “Guardarei respeito absoluto pela vida humana e não farei uso dos meus poucos conhecimentos médicos quando em dúvida dos benefícios que trarão para o doente”, referiram, ao mesmo tempo que assumem “o cargo herculiano que é vestir todos os dias uma bata branca”.

Antes do juramento, a sessão contou com as intervenções de vários convidados. O vice-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, José Guilherme Tralhão, lembrou os presentes que não podem “esquecer o nível de prestação de cuidados de saúde” aos doentes, os quais quando se encontram à sua frente “estão em situação de vulnerabilidade”. Por outro lado, fez um desafio aos futuros médicos para “o respeito pelos valores humanos”, bom como “ao profissionalismo, trabalho coordeando e espírito de equipa”.

| Leia a notícia completa na edição do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.