Queima das Fitas 2021: Fado apodera-se do recinto em noite de pouca afluência

Spread the love

DB-Ana Ferreira

A tradicional noite de fados chegou ao recinto da Praça da Canção no quarto dia da Queima das Fitas. Ainda que o relvado não estivesse tão preenchido como nas outras noites, não faltou entusiasmo ao público presente.
A noite contou com as atuações do Grupo de Fados e Guitarradas, Estudantina Universitária de Coimbra, Orquestra Típica e Rancho, Grupo de Cordas, Estudantina Feminina de Coimbra e Orxestra Pitagórica.
Com um início de noite demorado, foi apenas à meia-noite e meia que soaram os primeiros acordes do Grupo de Fados e Guitarradas. A plateia estava confortavelmente sentada no chão a acompanhar o som das guitarras. O grupo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) agradeceu ao público a presença e elogiou o seu carisma: “poucos, mas bons”.
Aos poucos foram-se juntando mais estudantes para assistir às atuações seguintes. A Estudantina abriu a noite com o tema “Lá vai a malta passear”. Eram vários os estudantes que seguiam a letra com um sorriso na cara. Um grupo de amigos já veteranos em presenças na Queima confessa que “este é sempre o dia que mais esperamos e nunca nos desilude”.
O presidente da SF/AAC, Pedro Andrade, apelou aos estudantes para deixarem a tenda e virem à “verdadeira festa” que estava a acontecer no Palco Fórum Coimbra.
Com o relógio a bater as 02H00, a Orquestra Típica e Rancho, vestida a rigor, entusiasmou o público, que aproveitou para bailar ao som do grupo académico. Seguiu-se o Grupo de Cordas que teceu uma crítica a quem “fica nas tendas” e não aproveita a tradição coimbrã.
Já depois das 03H00, subiu ao palco o único grupo feminino. A Estudantina Feminina de Coimbra deu voz a temas como “Um contra o outro” e “O cantor”.
Para fechar a noite, a Orxestra Pitagórica divertiu os presentes com a sua performance. O público aqueceu, apesar do frio que se sentia na Praça da Canção.

Pode ler a notícia na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.