Opinião – “ De Recitae”

Posted by
Spread the love

A Récita das Faculdades, antigamente conhecida como Récita dos Quintanistas e ainda mais anteriormente por Récitas da Despedida, é um certame cultural organizado e participado pelos Estudantes e integrado na Queima das Fitas.
Em tempos antigos do séc. XIX, as Récitas da Despedida eram um sarau organizado pelos estudantes finalistas onde cada curso apresentava uma peça de teatro, e com particular entusiasmo, a sua Balada da Despedida. Visto estas Récitas serem organizadas pelos estudantes finalistas, era comum estes aproveitarem para através da encenação fazer chacota dos Lentes ou de outras personalidades da Academia que já não os podiam punir com o chumbo. Estas Récitas aconteciam no fim do ano lectivo, sendo que as de maior sucesso tinham direito a digressão e a tours por várias cidades do país.
Com a aparição da Queima das Fitas, as já intituladas Récitas dos Quintanistas começaram a integrar-se no programa da festividade. O evento recolhia o maior entusiasmo da Academia que acorria à Récita em massa, ansiosa por saber as rábulas, poesia e teatros trágico-cómicos dos colegas mais velhos, oportunidade rara para o livre Gozo dos Lentes sem repercussões. Mas nem só de gozo eram feitas as récitas havendo lugar também para demonstrações de poesia e musicalidade. Das composições que mais sucesso tiveram, fica a famosa Balada da Despedida de ‘89 que foi primeiramente apresentada a pública na Récita dos Quintanistas desse ano.
Hoje em dia, a Récita das Faculdades decorre em moldes ligeiramente diferentes, sendo esta agora aberta à participação de toda a comunidade Académica e onde os Caloiros substituiram os Quintanistas enquanto actores mas mantém ainda a cénica principal do gozo e da sátira.
Este ano a Récita das Faculdades irá ocorrer no dia 20 de Outubro, antes do início da Semana da Queima das Fitas, nos Jardins da AAC e com entrada livre para todos!”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.