Opinião: Competência em Cirurgia de Coluna, uma necessidade

Posted by

A cirurgia da coluna vertebral é praticada em Portugal por médicos com especialização em Ortopedia ou em Neurocirurgia.
Durante ambas as especialidades é ministrada formação mínima especifica sobre a área, de forma a que os médicos especialistas destas duas áreas médicas estejam capacitados para a execução de cirurgia da coluna vertebral.
Acontece porém que a Cirurgia da coluna vertebral, quer na decisão clínica, quer na sua execução técnica tem sofrido uma enorme evolução com o aparecimento de novas técnicas, de novos equipamentos e de novos protocolos terapêuticos.
Da mesma forma como entendemos que nem todas as unidades de saúde (públicas ou privadas) devem executar cirurgia da coluna vertebral quando não estão devidamente apetrechadas sob o ponto de vista de equipamento técnico para o efeito, também entendemos que os recursos humanos habilitados à realização de cirurgia da coluna vertebral devem ter curricularmente muito mais do que a simples especialização numa das duas áreas de formação referidas anteriormente.
Assim, defendemos que, à semelhança daquilo que existe noutras áreas do conhecimento médico, seja criada, pela Ordem dos Médicos, uma competência de Cirurgia da Coluna Vertebral como um reconhecimento junto dos utentes da idoneidade técnica para o seu desempenho.
Não se pretende excluir ninguém da prática cirúrgica incluída na sua área de formação de especialidade, mas sim conceder uma acreditação aos profissionais com reconhecido volume e qualidade técnica cirúrgica, bem como com formação científica comprovada na área e com manifesta experiência médico-cirurgica.
A segurança do doente e a melhoria dos cuidados em saúde são dois aspectos essenciais e este poderia ser um passo fundamental na credibilização da cirurgia da coluna em Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.