Multas por falta de inspeção automóvel duplicam num ano

Posted by

As multas por falta de inspeção periódica obrigatória de veículos quase que duplicaram até agosto face ao mesmo mês de 2020 registando cerca de 41 mil contra-ordenações, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

A ANSR avança que também aumentaram – entre janeiro e agosto deste ano – as infrações relativas à utilização do telemóvel durante a condução (+13,8%), bem como de falta de cinto de segurança. Foram  apanhados a conduzir com telemóvel quase 18 mil condutores nos primeiros oito meses do ano.

Em contrapartida, as autoridades registaram uma diminuição de 15,2% das infrações por excesso de velocidade e menos 7,9% nas transgressões por consumo de álcool acima do limite legal.

Apesar da diminuição, os autos por excesso de velocidade representaram 60,5% do total das infrações registadas, a rondar o meio milhão, enquanto o excesso de álcool, pela PSP e GNR, registou 12 mil infrações.

O relatório indica que, entre janeiro e agosto, foram fiscalizados 77,4 milhões de veículos, quer presencialmente, quer por fiscalização automática, cpom cerca de 273 mil condutores a perderem pontos na carta, até agosto de 2021. Através deste sistema, nos últimos cinco anos, cerca de 1.700 condutores já perderam a carta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.