Montemor-o-Velho: Oposição desafiada a propostas alternativas

Posted by

“Foto: DR”

O presidente da câmara de Montemor-o-Velho anunciou ontem que irá deixar a vida autárquica no final deste mandato. Num discurso com “conteúdo mais nostálgico e pessoal”, Emílio Torrão garantiu que irá cumprir o terceiro e último mandato “igual ao que sempre fui, mais empenhado e eficiente que nunca”.

O desabafo do autarca aconteceu porque, como fez questão de referir no início da sua intervenção, não gostou e não se reviu “na forma de fazer política de muitos nesta campanha”. “A política e a ação política faz-se nos lugares próprios da democracia e no respeito pela separação de poderes e Estado de Direito”, afirmou, para logo de seguida concretizar o primeiro recado: “o respeito e a competência política não se apregoam… Praticam-se!”.

Mais à frente no seu discurso, Emílio Torrão voltou a esta questão para convidar os presentes, e não só, a uma reflexão. “Existe hoje um movimento assumido de desacreditação e desvalorização da gestão autárquica, dos autarcas e de todos aqueles que dão do seu tempo nas autarquias em geral”, referiu. Para o presidente da câmara de Montemor-o-Velho, os autarcas em geral “levam de forma fácil o rótulo de pessoas desonestas, imcompetentes, oportunistas e outras qualificações que não me atrevo aqui a reproduzir”. Perante isto, o autarca reconheceu que qualquer detentor de cargo autárquico está a sujeito a um conjunto de questões, nalguns casos “desrespeitosos dos mais elementares direitos, liberdades e garantias, farão no futuro ponderar melhor os futuros autarcas antes de aceitarem candidatarem-se para este tipo de cargos”. “Cada vez mais ser autarca em Portugal é um ato de coragem! Uma decisão ariscada! Um ato muito pouco racional”, frisou. Um grito de alerta, pois como recordou Emílio Torrão, não podia “ignorar tudo o que me têm feito nos últimos anos, a mim, à minha filha, meus amigos e só por o serem, e em geral a todos os autarcas com quem me relaciono”.

Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.