Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra é hoje no Convento São Francisco

Posted by

FOTO DR

O Convento São Francisco recebe hoje, pelas 21H30, a Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra.

Organizada pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra, a iniciativa integra a edição de 2021 do festival “Correntes de um só rio. Encontro da Canção, do Fado, da Música e das Guitarras de Coimbra” e junto no palco do grande auditório o grupo organizador, João Farinha, Cithara, Francisco Costa, In.dia e Raízes de Coimbra.

Em palco será possível escutar o diálogo instrumental entre a guitarra portuguesa e a viola de fado, protagonizado pelo projeto In.Dia de Hugo Gamboias e Diogo Passos, o qual mostra novas propostas sonoras e explora novos terrenos melódicos e harmónicos no âmbito da música instrumental de toada coimbrã.

“Porque o Fado e a Canção de Coimbra são palavra e voz, a sua renovação está representada por Francisco Costa, que nos canta os seus originais, numa afirmação da vitalidade da criação e interpretação da nossa canção personificada por este jovem cantor e compositor”, refere a organização.

Haverá ainda oportunidade de conhecer o Cithara, projeto instrumental de cariz eclético, numa fusão entre sonoridades e referências estéticas desde o fado à música erudita, da world music à pop.

Este projeto, protagonizado pela guitarra portuguesa de Hugo Paiva de Carvalho, o violoncelo de Joana Sayal e a guitarra clássica de Miguel Luís, explora novos rumos para a música com guitarra portuguesa.

João Farinha, cantor e compositor consagrado pela crítica, apresenta “Solto”, o seu mais recente trabalho a solo, onde continua a trilhar o seu percurso enquanto cultor e renovador da Canção de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.