CHUC inaugura Unidade de Hospitalização Domiciliária nos Covões

“Foto: DR”

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura hoje a Unidade de Hospitalização Domiciliária, que ficará instalada na antiga farmácia do Hospital Geral (Covões).

O momento inaugural – cuja hora não foi adiantada pelo CHUC –, contará com a presença de Delfim Rodrigues, coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos hospitais do SNS, e de Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro.

“Centrada nas necessidades dos doentes da região”, a hospitalização domiciliária constitui uma alterativa ao internamento convencional, proporcionando assistência clínica de modo contínuo e coordenado a doentes que, cumprindo determinados critérios clínicos, sociais e geográficos, permanecem em segurança internados no domicílio. O acompanhamento aos doentes internados em casa é feito diariamente por uma equipa de profissionais de saúde.

“Esta forma inovadora de prestação de cuidados de saúde é um passo fundamental na humanização da assistência, que aproxima o Serviço Nacional de Saúde e o CHUC da população que servem”, refere o centro hospitalar numa nota enviada à imprensa.

Com a inauguração deste serviço, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra concretiza um compromisso formal assinado com o Ministério da Saúde em janeiro de 2020 para avançar com a hospitalização domiciliária, que foi sendo adiada devido à pandemia.

Leia a notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.