Cervejaria Praxis recupera marcas Topázio e Onyx para o património de Coimbra

Posted by

FOTO DB/PEDRO RAMOS

A cervejaria Praxis, de Coimbra, resgatou para o património da cidade as marcas Topázio e Onyx, que pertenciam à Sociedade Central de Cervejas, mas que já estavam a ser produzidas desde 2017 após quase três décadas “adormecidas”.

Para Pedro Baptista, sócio-gerente da cervejaria situada na margem esquerda do rio Mondego, 2021 foi o ano “em que se conseguiu aquilo que há muito se almejava”.

“Que era sermos proprietários de duas marcas icónicas da cidade e do património que há muito tínhamos jurado defender, que era o património cervejeiro de Coimbra”, disse.

“Este regresso das marcas a Coimbra representa um ponto alto na história do património cervejeiro, como o bom filho que retorna a casa. E agora a nossa responsabilidade é ainda maior, pois temos de dinamizá-las e fazer com que reponham de certa forma o nome de Coimbra no mundo cervejeiro”, disse o empresário, de 41 anos, à agência Lusa.

As duas marcas, que durante décadas foram património de Coimbra e da região, foram adquiridas à Sociedade Central de Cervejas em março, após um processo “de boas relações entre as empresas, apesar da diferença de dimensões, em que uma é uma multinacional e a Praxis uma ‘marcazinha’ familiar de Coimbra”.

Salientando que se tratou de “um caminho longo, complexo, mas incrível e com um desfecho extraordinário”, Pedro Baptista sublinha que “prevaleceram as boas relações entre empresas e a transferência das marcas Topázio e Onyx (cerveja preta) acabou por suceder de forma natural”, depois de a Praxis as estar a produzir desde 2017, no âmbito de uma parceria.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.