Torre da Universidade tapada para obras de manutenção

Posted by

Foto DB-Pedro Ramos

Uma década depois da grande reabilitação, a Torre da Universidade de Coimbra está a ser alvo de uma nova intervenção. os andaimes foram colocados nos últimos dias e ontem o monumento estava totalmente tapado com painéis brancos.
Segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou junto da Universidade de Coimbra, a intervenção agora em curso – e com prazo de execução desconhecido – insere-se na empreitada de execução da reabilitação das coberturas e fachadas da Sala dos Capelos e Palácio Real, a qual prevê a realização de ações de manutenção nas superfícies de pedra da Torre, Pórtico e Terraços da Via Latina – onde já estão a ser colocados também andaimes.
No caso da Torre da Universidade, a obra está a ser efetuada por uma empresa de conservação e restauro e visam “a limpeza geral das superfícies em pedra, a desinfestação de vegetação superior e colonização biológica com a aplicação de biocida e, antes do tratamento final com hidrorrepelente, será efetuada a inspeção geral de todas as superfícies pétreas, que identificará as zonas onde poderá ser necessário efetuar as ações de restauro”. “Trata-se de uma ação de pequena conservação, cuja finalidade é garantir a durabilidade da reabilitação terminada em 2010”, refere a instituição.

 

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 25/09/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.