PSD mantém capital do distrito e maior número de câmaras em Aveiro

Posted by
Spread the love

O PSD manteve-se como o partido com mais câmaras no distrito de Aveiro e segurou a capital do distrito em coligação com CDS e PPM, continuando Ribau Esteves a presidir à Câmara de Aveiro.

Para a Câmara de Aveiro, pela coligação PSD/CDS/PPM foram eleitos, além de Ribau Esteves (PSD), Rogério Carlos (PSD), Ana Cláudia Oliveira (CDS), João Machado (PSD), Miguel Capão Filipe (CDS) e Teresa Grancho (PSD).

O PS, que já esteve no poder em Aveiro e que repetiu Manuel Oliveira de Sousa como cabeça de lista, mantém os três vereadores, acompanhando-o na vereação Joana Valente e Fernando Nogueira.

Em termos distritais o PS conquistou Espinho, mas perdeu Sever do Vouga e Castelo de Paiva para o PSD, sendo que aqueles dois partidos perderam também, cada um, uma câmara para movimentos independentes: em Ílhavo, Município que pertencia ao PSD, o novo presidente da Câmara é João Campolargo, eleito pelo movimento “Unir para Fazer”, enquanto na Mealhada é António Jorge Franco pelo movimento Mais e Melhor que retira a Câmara ao PS.

Em Águeda, um erro nos boletins de voto na União de Freguesias da Trofa, Lamas e Segadães faz adiar os resultados finais por duas semanas, sendo que os resultados provisórios apontam para a vitória da coligação Juntos por Águeda (PSD/MPT), reconduzindo o atual presidente da Câmara, Jorge Almeida, agora apoiado por aqueles dois partidos.

O PSD fica a governar as câmaras de Castelo de Paiva, Sever do Vouga, Murtosa, Estarreja, Vagos, Ovar, e Santa Maria da Feira, a que se somam mais duas coligado com o CDS e o PPM (Aveiro e Estarreja) e uma com o MPT (Águeda, sujeito a confirmação) enquanto o CDS, isolado, conserva as três câmaras que já detinha: Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro e Vale de Cambra.

O PS passa a governar Espinho e renova a liderança das câmaras de Arouca e São João da Madeira, enquanto são de movimentos independentes as câmaras de Anadia, Mealhada e Ílhavo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.