Opinião: Festival da Lua

Posted by
Spread the love

O Festival da Lua (em chinês
), também conhecido por Festival de Meio do Outono, Festa do Bolo Lunar ou Festa das Lanternas apresenta-se como a segunda celebração de maior relevância para a cultura chinesa depois do Ano Novo Chinês. Assim como acontece com os feriados da maioria das festividades chinesas, a data do Festival da Lua é determinada com recurso ao calendário lunar, comemorado no 15º dia do 8º mês do referido calendário (meados de Setembro ou início de Outubro no calendário gregoriano).
Apesar da sua introdução como feriado oficial na China remontar ao início da Dinastia Tang, foi na Dinastia Song que a sua celebração ganhou destaque na cultura local. Mais recentemente, em 2006, o Festival da Lua foi declarado património cultural intangível pelo governo chinês. O bolo lunar é a iguaria que caracteriza o festival. Apesar do tradicional bolo lunar caber na palma da mão, com um formato arredondado e cerca de 10 centímetros diâmetro, por norma a sua degustação é feita em finas fatias. Com uma massa densa, o seu recheio geralmente consiste numa espessa pasta de sementes de lotús ou feijão, podendo ainda conter no seu interior uma gema de ovo de pato (lembrando a lua cheia). Nas prateleiras das padarias de Macau podemos ver exibidas centenas de caixas de bolos lunares, sendo as de humilde cartão as mais populares. Outras com um design exclusivo, usando materiais nobres como metal ou madeira, ornamentadas com minuciosas gravuras alusivas à ocasião, muitas dignas de título de obra de arte. No seu interior os bolos lunares, com o tradicional recheio ou, para os mais ousados, recheios exóticos como gelado, chocolate, pasta de frutos secos, …
Macau… sempre em festa. Desta vez, as ruas e ruelas da região enchem-se de coloridas e luminosas lanternas. Na noite da véspera do feriado, as famílias reúnem-se para o tradicional ágape e posteriormente, quando a lua já vai alta, rumam a estratégicos pontos de contemplação da lua em cenários como a praia, montanha, lagos ou jardins.
O ambiente é de alegria, com a família reunida, crianças correm e brincam a balouçar laternas, avós e filhos partilham o bolo entre gargalhas e a lua lá alta, no seu apogeu, redonda e reluzente ilumina esta festa, porque ela sim é a rainha da noite. É a festa da lua.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.