Opinião: Autárquicas

Posted by
Spread the love

Às 21h30 de amanhã, dia 10 de Setembro, os candidatos a presidente da Câmara Municipal de Coimbra irão debater entre si na RTP3. É uma oportunidade para conhecer as ideias de Filipe Reis (PAN), Francisco Queirós (CDU), Inês Tafula (PDR, MPT), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra), Manuel Machado (PS), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Tiago Meireles Rebelo (IL). Antecipando o debate, procurei os seus programas eleitorais para também eu me preparar para o debate televisivo. Eis o que encontrei.
O PAN Coimbra, sob o lema “A nossa ca(u)sa”, tem a sua página oficial na rede social Facebook e nela não consta qualquer programa eleitoral para Coimbra. Fui, por isso, à página do partido, que tem um retrato sobre as próximas eleições autárquicas. Também aqui, e ao contrário do que existe disponível para outros concelhos, não consta nenhum programa eleitoral autárquico para a nossa cidade.
A página do Facebook da CDU remete-nos para o site coimbra.pcp.pt, onde encontramos posições políticas várias, mas não o programa eleitoral autárquico, o mesmo sucedendo com o site nacional cdu.pt.
Liderados por Jorge Gouveia Monteiro, os CPC anunciam na sua página do Facebook o lema “Mais Cidadania, Melhor Democracia” e no seu site cidadaosporcoimbra.wordpress.com é possível aceder ao programa eleitoral, com o título 2021-2030.
Por seu turno, o Chega ostenta no Facebook o lema “Coimbra. Por Todos. Para todos.” Não encontrei qualquer programa eleitoral, só um manual autárquico no site do partido nacional.
A IL vai a votos com o slogan “Eu escolho Coimbra” e no site de campanha coimbraliberal.pt disponibiliza um programa composto por um manifesto e 4 ideias para a cidade.
O PDR Centro anuncia no Facebook que Inês Tafula é a cabeça-de-lista de uma coligação com o MPT com o slogan “Coimbra é Capital”, mas há muito pouca informação disponível (a foto do Facebook ainda é referente às legislativas de 2019 e o site indicado na rede social “não abre” – presumo que também era dedicado às legislativas de 2019 ).
A coligação Juntos Somos Coimbra, encabeçada por José Manuel Silva, está presente, como todas as outras candidaturas, no Facebook e tem um site – juntossomoscoimbra.pt – dedicado às autárquicas. O programa desta coligação, que inclui PSD e CDS, tem disponível um Programa eleitoral para leitura, com 112 acções propostas, sendo possível descarregar o programa completo em formato PDF.
O actual presidente da Câmara, que se recandidata a mais um mandato, privilegiou o Facebook como página oficial e assume o lema “Valorizar Coimbra” para vencer as eleições do próximo dia 26 de Setembro. Se vencer, será o terceiro mandato consecutivo (depois de ter sido presidente entre 1990 e 2002 ), sempre com o mesmo slogan: “Valorizar Coimbra”. Não consegui encontrar qualquer programa eleitoral seu, mas não desisti. Fui à sede de campanha às 11h30 de 4ª feira. Estava fechada, e numa janela brilhava www.valorizarcoimbra.pt De imediato fui ao site, para encontrar única e exclusivamente o cartaz da campanha.
Fica-se com a percepção que só as candidaturas “Cidadãos por Coimbra” e “Juntos Somos Coimbra” pensaram estruturadamente sobre o futuro desta cidade, dando a conhecer os seus programas. Os outros “vão à boleia” das propostas nacionais dos respectivos partidos. E quem está há 8 anos consecutivos a afirmar que valoriza Coimbra, tinha a responsabilidade política de submeter ao escrutínio do debate essa valorização, e dar a conhecer o que mais irá valorizar nos próximos 4 anos. No entanto, parece que nada disso interessa aos votantes de Coimbra, pelo menos de acordo com a última sondagem conhecida. Mais valia cancelarem o debate, até porque confronto de programas eleitorais é algo que não vai acontecer.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.