Opinião: A gripe e a necessidade da vacinação

Posted by

Ao avizinhar-se a chegada do tempo frio e da chuva, aproxima-se a invasão de vírus da gripe que atacam os mais frágeis, nomeadamente os Idosos, os residentes em lares e outras estruturas residenciais, as grávidas, os doentes crónicos, pessoas com 65 ou mais anos e os profissionais de saúde
A gripe sazonal é uma infeção viral aguda, transmissível, entre seres humanos. Esta poderá transmitir-se predominantemente, através de gotículas de saliva, de tosse ou espirros. A gripe é uma doença altamente contagiosa e por isso todos podemos estar em risco.
A gripe pode causar problemas graves, ou até mesmo a morte, sobretudo em grupos de risco.
Na última época gripal, o vírus nunca chegou a atingir, atividade epidémica, pois circulou de forma esporádica. Não houve mortes atribuídas ao vírus da gripe, entre outubro de 2020 e maio de 2021 em Portugal, em grande medida devido às medidas de combate à pandemia por Covid-19.
Estaremos, portanto, numa situação de diminuição da imunidade da população, o que aumenta o risco de doença mais grave, no próximo Inverno, sendo previsível que a gripe voltará em força neste Outono/Inverno.
No entanto as medidas de proteção (máscaras e/ou o distanciamento social e a higienização das mãos), usados na proteção contra a Covid-19, ajudarão a impedir os contágios, considerados como um “travão”, poderão ter reflexo na imunidade de grupo da população…
Então a vacinação contra a gripe, será fundamental, uma proteção, uma barreira, para que no próximo Inverno, o vírus perca capacidade de atingir camadas significativas da população
Será de acrescentar ainda, que a vacina diminui muito o risco, de contrair a infeção. Um individuo vacinado, se for infetado, terá um menor risco de complicações.
O programa de vacinação da gripe é independente da vacina para a Covid-19, até porque os objetivos de vacinação estão praticamente atingidos e isso irá permitir orientar o esforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para este novo desafio.
A vacina da gripe, deve ser administrada anualmente, para prevenir a infeção e as suas complicações, não dando proteção a longo prazo, sendo diferente em cada ano, pois o vírus está em constante mudança.
A vacinação deve ser feita durante o período do outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil e iniciar-se-á em outubro, com a vacinação dos grupos prioritários.
Aqueles que tem dúvidas, receios ou pretendem um esclarecimento mais específico, sobre este tema atual, poderão abordar o seu médico de família, ou outro profissional de saúde que estarão preparados para o efetuar.
Agora que estamos a atingir avanços significativos no combate à pandemia por Covid 19, teremos de concentrar a nossa atenção e esforços na vacinação contra a Gripe
Proteja-se e proteja os seus!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.