Canoagem: Futuras estrelas da modalidade mostram atributos em Montemor

Posted by

FOTO DB/PEDRO RAMOS

Montemor-o-Velho volta a estar, até à próxima segunda-feira, no centro das atenções da canoagem mundial. O Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23 de Velocidade traz ao Centro de Alto Rendimento (CAR) montemorense mais de 900 atletas, em representação de 56 países, num evento que volta a colocar Portugal e o município na rota das grandes provas internacionais de canoagem.
Numa organização da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC), com o apoio da Câmara Municipal de Montemor e da Federação Internacional de Canoagem, as futuras estrelas da modalidade discutem na água do Rio Mondego mais de 250 regatas, divididas entre as provas de kayaks e canoas.
“Quando um país e uma federação organizam um evento desta dimensão há dois grandes objetivos. Um primeiro é que, enquanto organização, decorra com o maior sucesso possível. Enquanto país participante esperamos juntar os resultados”, assumiu o presidente da FPC, Vítor Félix.
Portugal entra em ação com “a maior comitiva de sempre de uma equipa nacional”, que reúne 45 atletas dos escalões sub-23 e juniores. Vítor Félix assume que o contingente luso tem a ambição de conseguir “pelo menos, uma medalha e estar presentes em oito finais”, ressalvou.
Num palco que recebe, desde 2012, as provas mais importantes do calendário internacional, casos do Mundial sénior, em 2018, ou do Mundial de sub-23 e juniores em 2015, o CAR volta a “reerguer-se” para evidenciar uma “máquina organizadora de grandes eventos”, assente na ligação entre FPC, município de Montemor-o-Velho e Federação Internacional de Canoagem

Leslie e cheias
A tempestade Leslie, em outubro de 2018, e as cheias do Rio Mondego, em dezembro de 2019, deixaram graves estragos na infraestrutura – a torre de controlo ainda está a ser construída –, mas a recuperação feita permite que o local esteja já operacional acolher grandes provas mundiais.

Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.