Pedro Conde é um dos maiores colecionadores de puzzles do mundo

Posted by

Foto DB-Jot’Alves

Montou o seu primeiro puzzle quando tinha 12 anos. Três décadas depois, Pedro Conde é um dos maiores colecionadores do mundo, detendo mais de seis centenas de painéis, 60 por cento dos quais montados, alguns deles difíceis de encontrar. Devido à falta de espaço na Figueira da Foz, poderá levar o figueirense a instalar em Coimbra a “montra” do museu que pretende criar.
Muitos dos quadros de Pedro Conde estão expostos na unidade hoteleira de que é proprietário (no Bairro Novo, cujo nome remete para o seu passatempo). Outros encontram-se em exposição, até 15 de setembro, na Feira do Livro da Figueira da Foz.
O primeiro puzzle de Pedro Conde tem mil peças. Hoje, tem vários exemplares dos 50 maiores puzzles do mundo, com vários milhares de peças. Um com 13 mil peças, exemplificou, pode demorar dois meses a fazer. O preço de um puzzle varia entre os 12 euros e os 60 euros, mas quando se fala de colecionismo, pode chegar aos milhares de euros. O colecionar figueirense tem vários destes exemplares. Mas “não estão à venda”, ressalvou.

 

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 03/08/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.