Opinião: Desafios para a próxima década

Posted by

Hoje, quando pensamos e falamos no futuro, já não conseguimos ter a assertividade de há uns anos atrás. O que significa que é cada vez mais difícil planear o futuro com base em previsões e cálculos probabilísticos. E o motivo para isto acontecer tem como principal causa o avanço tecnológico e que vai provocar diversos desafios na próxima década.

1. Autoconhecimento é fundamental
O avanço da tecnologia vai permitir/exigir o conhecimento e a “cópia” de milhões de seres humanos. A tecnologia vai causar a disrupção da nossa biologia, que é a habilidade de recriar a engenharia da vida humana. Depois de anos guiados pela seleção natural, vamos entrar numa nova era de vida na qual podemos cometer o erro de usar as tecnologias apenas para o aprimoramento de capacidades como, por exemplo, inteligência e disciplina, e ignorar a sensibilidade e a criatividade. Isso irá criar seres humanos superinteligentes, mas que não têm profundidade espiritual, o que pode provocar o downgrade da nossa espécie.
Por isso, a habilidade mais importante para o mercado de trabalho no futuro será ensinar como aprender e como continuar a mudar ao longo da vida.

2. Será preciso reinventar quase permanentemente
O mundo viverá uma revolução da Inteligência Artificial até 2035. O ser humano precisará de se reinventar a cada nova década.
Os desafios da revolução tecnológica para as próximas gerações serão os algoritmos capazes de nos conhecer melhor do que ninguém. Essas informações vão valer biliões, mas podem ser perigosas se caírem nas mãos de corporações pouco confiáveis.

3. Bem-estar, sabedoria e capacidade para tomar decisões
A sociedade integrará uma terceira métrica que inclui o bem-estar, a sabedoria e capacidade para tomar decisões. No futuro próximo é um fator a não negligenciar se quisermos ter uma vida completa. No futuro as grandes organizações olharão cada vez mais para a saúde mental e para o bem-estar dos seus funcionários.

4. A educação como ferramenta para a transformação
A tecnologia vai mudar o mundo, mas a inteligência artificial sozinha, por exemplo, não é tão poderosa quando usada associada à mente humana. O futuro da educação será a personalização para responder às necessidades de cada criança, como indivíduo único que é. Precisamos treinar humanos para serem humanos e ensinar a criatividade, e soluções para problemas globais. O ensino e a educação vão ser transmitidos a cada indivíduo quase à medida e mediante uma receita planeada meticulosamente.

5. Confiança é fundamental para a construção de equipes de alta performance
Está provado que a hormona oxitocina pode afetar diretamente o comportamento humano e suas relações de confiança e empatia na sociedade e na economia. A oxitocina, também conhecida como a hormona do amor, tem a função adicional de estimular a solidariedade, a empatia e a confiança – o que pode alavancar os resultados de uma empresa, mudar os rumos da economia e até de uma nação.
Vão ser cada vez mais necessárias equipas e empresas de alta performance. Para que se alcance esse objetivo a confiança é extremamente importante. Se o líder confia na sua equipa, ele tem mais tempo para dar foco a outras atividades. Assim, a confiança reduz o risco de falhas e ainda pode aumentar os lucros porque, com esta estratégia, existirão funcionários mais comprometidos e satisfeitos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.