Opinião: Bênção das Pastas

Posted by
Spread the love

A Bênção das Pastas, originalmente intitulada como a “Consagração dos Quintanistas ao Sagrado Coração de Jesus”, é uma cerimónia religiosa organizada pela primeira vez em 1930 promovida por estudantes Católicos pertencentes ao Centro Académico de Democracia Cristã e que se propagou por todas as Academias do País. Até aos anos 80, a cerimónia decorria autonomamente da Queima das Fitas, tendo sido posteriormente englobada oficialmente no evento.
A primeira Cerimónia decorreu em 1930, na Sé Velha, onde um pequeno grupo de Quintanistas Católicos aproveitou a missa de Domingo para apresentarem as suas Pastas ao Bispo de Coimbra e receber a sua Bênção . Os Quintanistas liam a fórmula da Consagração e assinavam o nome num Livro de Ouro que se encontra ainda guardado na mesma igreja. Actualmente, e devido ao aumento do número de estudantes do ensino superior, a Bênção das Pastas passou para a Sé Nova com duas sessões em dias separados, uma para a Universidade e outra para os Institutos Politécnicos. Até às alterações do ano lectivo com o Processo de Bolonha, a Bênção das Pastas antecedia as festividades da semana da Queima das Fitas.
As pastas levam as oito fitas que contêm mensagens pessoais de motivação, valor e reconhecimento e que são assinadas, e oferecidas, pelos seus familiares, amigos e Professores. As fitas são em seda, e têm que ser escritas à mão, não sendo permitido estampagens ou bordados. Ao longo dos anos, a Bênção das Pastas ganhou uma forte componente familiar e de celebração de fim de curso onde se entregam presentes celebrativos como bouquets de flores e os anéis de curso. É actualmente uma data com grande antecipação tanto por parte de estudantes crentes como de não-crentes que convidam e celebram em família contribuindo também para a vitalidade do comércio local.
O ano passado, e devido à pandemia, a Celebração decorreu de forma simbólica na Capela de S. Miguel da Universidade de Coimbra. Este ano, felizmente, vai ser possível contar com a presença dos nossos ilustres Fitados numa cerimónia emotiva, e certamente bela, no Estádio da Cidade de Coimbra neste próximo Domingo.”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.