Câmara de Coimbra lança projeto de recolha de biorresíduos

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Câmara de Coimbra vai avançar com um projeto de recolha seletiva de biorresíduos, na Freguesia dos Olivais e na União de Freguesias de Coimbra, prevendo recolher 1.500 toneladas de biodegradáveis numa primeira fase, foi hoje anunciado.

O projeto prevê abranger “uma população de cerca de 15.000 habitantes (cerca de 9.000 alojamentos)”, que corresponde a “11% do total da população residente no concelho”, refere o município de Coimbra numa nota de imprensa hoje divulgada.

A recolha seletiva de biorresíduos (resíduos biodegradáveis de jardins, alimentares e de cozinha das habitações, entre outros), incidirá, numa primeira fase, na freguesia de Santo António dos Olivais e na União de Freguesias de Coimbra, por serem “identificadas como adequadas para o efeito da recolha”.

De acordo com a Câmara, a iniciativa inclui a “aquisição de uma viatura específica de recolha, de 8.500 contentores domésticos (de sete litros) e de 200 contentores equipados com controlos de acesso (de 800 litros)”.

A atribuição dos contentores domésticos destina-se a todos os munícipes que aderirem ao projeto, sendo que, serão efetuados contactos, de modo a fornecer informação e esclarecimentos sobre a iniciativa.

O projeto envolve um investimento total de cerca de 624 mil, com comparticipação de 75%, pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Esta recolha seletiva de biorresíduos visa “melhorar o meio ambiente”, contribuir para “mitigar as alterações climáticas” e potenciar “a diminuição dos resíduos depositados em aterro”.

O município vai promover ações de comunicação de sensibilização, bem como “ações de monitorização dos acessos a cada contentor, o registo da quantidade e qualidade dos biorresíduos por amostragem de contentores, o acompanhamento das adesões e a captação de novos utilizadores na área definida”.

Cabe à empresa ERSUC, Resíduos Sólidos do Centro receber e valorizar os biorresíduos entregues pelo município de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.