Percurso cultural mostra a “Rota da Liberdade” na Figueira da Foz

Posted by

A Pó de Saber-Cultura e Património apresentou um novo percurso cultural na Figueira da Foz intitulado “Na Rota da Liberdade – A Figueira e os refugiados da II Guerra Mundial”. Neste percurso, de cerca de dois quilómetros e com duração de duas horas, os visitantes poderão reconstituir a chegada dos comboios de refugiados à Figueira da Foz, revisitar algumas das casas onde foram acolhidos e os lugares onde encontraram repouso e amizade solidária.
Refira-se que para “milhares de refugiados a quem, sobretudo a partir de junho de 1940, foi destinada a Figueira da Foz como zona de residência fixa, a espera por vistos de passagem para o continente americano, por notícias dos que ficaram para trás e dos que já haviam partido foi marcada pela angústia e pela tragédia da deslocação forçada”.
“No entanto, como tantos ainda hoje recordam em memórias pessoais e institucionais que ligam de forma perene a Figueira da Foz ao Mundo, a ansiedade do desconhecido foi amenizada pelo carinho e boa-vontade das autoridades e cidadãos figueirenses, que se desdobraram em iniciativas para prover pelo seu conforto e bom acolhimento”, refere a empresa.

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.