Opinião: Doces

Posted by
Spread the love

Ando obcecado com hidratos de carbono. Vejo os rótulos dos ingredientes e fico espantado com a quantidade de açúcares que se adicionam. Já pensei que era bom mentirem para me adoçar o desejo e reduzir a culpa. A 1 de Maio encontrei-me com esta epifania da diabetes provocada, ou a hiperglicemia subvalorizada e o organismo físico decidiu realojar o meu pensamento.

Fiz o luto de um modo de comer e certifiquei-me de que nenhum exagero era ideal, que ouvindo dentistas, nutricionistas, cientistas, cozinheiros, curiosos atrevidos, sabedores humildes, acabaria por definir um senso lato de bem-estar e de educação para a saúde.

Acabei com a maioria dos exageros pretéritos – a carne vermelha diária, os hidratos de carbono em absoluta hipérbole e comecei a medir a glicémia por picada até estabilizar em valores aceitáveis. Acabei com a massa, o arroz e as batatas às mãos cheias.

Reduzi o pão ao “às vezes”, introduzi diversidade de saladas, recorri a alimentos diversos, alguns totalmente novos para mim, fui de compras às zonas verdes dos supermercados, deparei com dezenas de prateleiras impossíveis e exageradas de doces, açucares, bolinhos, pecados tentadores, mas não caí na tentação e recuperei os marcadores dependentes da boca para valores muito melhorados.

Lentamente os quilos reduziram-se e a roupa de outras vésperas regressou ao corpo que as provou. Sinto-me mais leve, mais articulado, mais sadio, com novos hábitos de funcionalidade, sem a dependência do petisco, do picar aqui e ali, do saborear insaciável.

A obesidade é uma doença brutal da sociedade contemporânea e o seu peso na saúde sobre passa largamente as viroses, a oncologia e associa-se a obstipação, dores articulares, dores de coluna, diabetes, hipertensão. A obesidade é um gatilho de má saúde e está a invadir as televisões, a mudar a mentalidade, a crescer na tolerância das marcas e dos modelos. Ser normal é ter excesso de peso e portanto o mercado adapta-se, não corrige.

O problema do açúcar e do leite e dos produtos aditivos da alimentação está directamente interligado com a saúde das populações. Os três estão ligados a enormes indústrias farmacêuticas e a poderes do agro-alimentar que decidem sem vigilância eficaz como engordar e viciar a população.

O problema não é usar ou saborear qualquer um destes produtos, mas sim a quantidade, o excesso de uso e a pujança do sofá. Os sofás, onde alguns se enterram dias inteiros, observando programas de televisão, ou séries, ou desportos, também eles produzidos em padrões obsessivos e delirantes.

Muitos estão no sofá parados a ver as séries com os pacotes de hidratos de carbono na mão. Porque não se mobilizam os Estados contra estes poderes que estão a mudar o corpo, o design do ser humano? Porque é que o empenhamento contra a excitação epidémica, não é igualada no assertivo trabalho de redução e correcção dos valores de hidratos de carbono, no comedimento do alcoolismo, contra o tabagismo, no despontar de um horizonte de vida mais saudável?

Neste processo ganha o serviço nacional de saúde, ganham os cidadãos, ganha a natureza.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.