Opinião: Dia das Comunidades

Posted by

No passado dia 2 de junho tive a honra de participar, juntamente com os meus alunos da Escola Portuguesa de Union, na cerimónia do hastear da bandeira nacional na Câmara Municipal da cidade de Union. Este momento tão importante marcou a passagem do dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, e foi um sinal claro da importância e peso que a comunidade portuguesa tem nesta cidade americana.
No Dia de Portugal prestamos homenagem à Nação e lembramos os valores da portugalidade e da lusofonia enriquecidos por uma história de séculos. Desde 1978 que as comunidades portuguesas são associadas ao Dia de Portugal, realçando as especificidades e capacidades da nossa diáspora e reconhecendo a importância de manter uma ligação ainda mais estreita com todos os portugueses que se encontram espalhados pelo Mundo.
No momento em que os meus alunos, todos eles vestidos com as cores de Portugal entoaram o hino nacional, a emoção tomou conta dos presentes, pais, professores e entidades oficiais. O orgulho de ser português e a presença de Portugal no mundo estavam ali, ao vivo e a cores, naquele final de tarde, no jardim da Câmara Municipal de Union, estado de New Jersey, nos Estados Unidos da América. Onde quer que se encontrem, os portugueses que residem no estrangeiro, não quebram a sua ligação ao país do seu coração.
De salientar que todas aquelas crianças que entoaram orgulhosamente “A Portuguesa” são cidadãs norte-americanas, e por isso torna-se fundamental que quem emigrou e estabeleceu a sua vida deste lado do Atlântico não perca nunca o hábito e a vontade de continuar a visitar Portugal, e que o faça como quem regressa a casa, pois só desta forma conseguirá incentivar os seus filhos e netos a continuarem a manter esses laços. Mas acima de tudo mostrando-lhes diariamente a maior riqueza que possuem e que é, sem sombra de dúvidas, a língua portuguesa, não apenas falando português em casa como também continuando a confiar na vasta rede do ensino de português no estrangeiro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.