Opinião: Cultura Portuguesa em Macau I – O Pastel de Nata

Posted by
Spread the love

O pastel de nata é uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa, assumindo-se como um símbolo da cultura nacional.
Se em Portugal o pastel de nata é uma das joias da gastronomia, na China o seu sucesso é inquestionável, ao ponto de ser o país com a maior taxa de produção e de consumo.
Na China, o pastel de nata dá-se pelo nome de “egg tart” (tarte de ovo) e, não obstante a sua semelhante aparência, é menos doce e o recheio apresenta-se numa textura mais gelatinosa comparado com a genuína da nata portuguesa.
Apesar de se encontrar presente na carta de sobremesas de alguns restaurantes típicos portugueses em Macau, a sua fama e introdução em massa na cultura asiática remonta aos finais da década de oitenta quando o britânico Andrew Stow, inspirado pela sua viagem a Portugal e após largos anos de convivência próxima com os hábitos e costumes da comunidade portuguesa em Macau, abriu a sua primeira pastelaria. Pese embora os portugueses residentes em Macau sejam diariamente expostos a novos paladares e experiências gastronómicas exóticas, a tarte de ovo causa ainda alguma relutância entre a dita comunidade. Contudo, o seu sucesso de vendas provém dos chineses que rapidamente se tornaram fiéis fãs da “egg tart” sendo que, hoje em dia, rara é a pastelaria chinesa que não tenha que estar constantemente a reabastecer os expositores do popular pastel.
Fascinante globalização… a tarte de ovo portuguesa é parte integrante dos roteiros turísticos de Macau. O português cria, o britânico arrisca e o chinês difunde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.