Governo destaca investimento de quase dois mil milhões para requalificação de espaços públicos

Posted by

Arquivo

A ministra da Coesão Territorial salientou hoje em Anadia, no distrito de Aveiro, que estão em curso cerca de três mil projetos de requalificação de espaços públicos, num investimento de quase dois mil milhões de euros.

Deste investimento mais de 1.200 milhões são comparticipados por fundos europeus, adiantou Ana Abrunhosa na inauguração do Parque Urbano de Anadia, que ocupa uma área de 8,5 hectares.

“No próximo quadro comunitário, as intervenções de desenvolvimento urbano sustentável continuarão a ter prioridade na utilização dos fundos europeus”, disse a governante.

A ministra revelou ainda que o Governo pretende, pela primeira vez, incluir as Juntas de Freguesia como beneficiárias dos fundos europeus no próximo quadro comunitário.

“Nunca nos quadros comunitários de apoios, as juntas puderam ser beneficiárias naquilo que são as suas competências de projetos de proximidade de coesão social e territorial”, referiu Ana Abrunhosa.

Segundo a governante, existe a ambição de “ter em todas as Juntas de Freguesia uma loja CTT, espaços do cidadão e tudo o que sejam serviços de proximidade à população”.

“A pandemia ensinou-nos a importância do poder autárquico de proximidade. Hoje, tudo se faz à distância com a ajuda da tecnologia, mas bem sabemos que uma parte importante da população precisa de apoio para ter acesso a esses serviços”, sublinhou.

O município de Anadia inaugurou hoje o Parque Urbano da cidade num investimento superior a quatro milhões de euros, financiado em 1,5 milhões de euros pelo Centro 2020, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

Para a presidente da autarquia, Teresa Cardoso, “trata-se de um sonho tornado realidade que começou a ser desenhado em 2017 e que foi concretizado graças aos apoios dos fundos comunitários”.

“O Parque Urbano de Anadia é um espaço polivalente que, além de permitir a melhoria a qualidade de vida dos seus utilizadores enaltece a imagem da entrada norte da cidade de Anadia”, sustentou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.