Faleceu João Serpa Oliva (1948-2021)

Spread the love

FOTO DR

O médico e antigo deputado do CDS-PP, João Serpa Oliva, faleceu hoje vítima de doença prolongada. Licenciado em Medicina, pela Universidade de Coimbra, e especialista em Ortopedia, estagiou em Barcelona, Genebra e Duisburg (Alemanha).

Foi chefe de serviço de Ortopedia nos então Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC, actual Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e criou a Unidade de Patologia Séptica Osteo-Articular (Ortopedia 5) dos ex-HUC, a qual dirigiu durante 25 anos, sendo igualmente responsável pela área da fixação externa do referido serviço dos HUC, além de ter integrado a Comissão de Infecção daquele estabelecimento hospitalar.

No exercício médico, Serpa Oliva realizou mais de 15 mil cirurgias (grande parte delas do foro da fixação externa e infecção) e foi galardoado com a Medalha de Ouro do Latvia Research Institut, pelo contributo na relação entre os especialistas de Ortopedia da ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou União Soviética) e de Portugal.

No seu percurso profissional, académico e pessoal, Serpa Oliva assumiu ainda as funções de director clínico do Grupo Sanfil Medicina – Casa de Saúde de Santa Filomena e publicou vários artigos científicos em revistas nacionais e estrangeiras, tendo participado em centenas de conferências sobre temas da sua especialidade.

Reconhecido pelo seu contributo dado à legalização da profissão de podologista (uma recente profissão das Ciências da Saúde), viu ser criado o Prémio “Serpa Oliva”, instituído anualmente pela Associação Portuguesa de Podologia.

Como militante do Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP), Serpa Oliva foi deputado à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, nas XI e XII legislaturas, respectivamente, de 2009 a 2011 e de 2011 a 2015, que interrompeu em 2014. No Parlamento, foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Europeus e ainda membro da Comissão de Ética e de Saúde. Durante este período, foi também colunista do DIÁRIO AS BEIRAS.

O funeral realiza-se amanhã (sábado), pelas 11H30, na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes para o Crematório Municipal de Coimbra, em Taveiro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.